top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarco Aurélio Chaves

O PAPEL DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA AGENDA ESG


A crescente preocupação com o meio ambiente, a responsabilidade social e a governança corporativa a tão falada sigla ESG, tem levado as empresas a buscarem novas tecnologias para melhorar suas práticas e atingir suas metas sustentáveis.

De fato, estamos na década da ação, se quisermos evitar que a terra ultrapasse o patamar de aquecimento em 1,5 graus Celsius, precisamos parar de falar e agir rápido, e o uso de inovação e tecnologia terão papeis fundamentais nessa corrida contra o tempo, segundo uma matéria da revista Fast Company Brasil quase 60% das empresas do Fortune Global 500 ainda não tem compromissos climáticos significativos até 2030.

Nas grandes corporações sabemos que tais ações não podem serem feitas de forma isolada, sem o apoio da alta gestão das empresas, o engajamento perde força rápido. Por isso, muitos executivos estão atrelando seus bônus de fim de ano ao atingimento das metas ESG estabelecidas pelo board das empresas e isso pode ser uma grande estratégia vencedora e positiva para todos os stakeholders.

Já o ecossistema e o mercado externo precisam se reunir e criar ações conjuntas para que tenhamos um movimento forte, estruturado e com propósito.

Os Hubs de inovação as startups e empreendedores desempenham um papel fundamental nesse processo, oferecendo soluções eficazes e eficientes para enfrentar os desafios da agenda. Aqui nesse texto iremos explorar e analisar como a inovação e a tecnologia podem ajudar as empresas a cumprir suas metas ESG.

À medida que a conscientização sobre a importância da sustentabilidade cresce, as empresas precisam acompanhar as tendências para continuar melhorando suas práticas ESG. Algumas dessas tendências incluem:


INTERNET DAS COISAS (IOT) E SUSTENTABILIDADE

A IoT tem o potencial de revolucionar a forma como as empresas gerenciam e monitoram seu impacto ambiental. Por exemplo, sensores e dispositivos conectados podem coletar dados em tempo real sobre o consumo de energia, emissões e eficiência dos processos, permitindo que as empresas identifiquem áreas de melhoria e implementem ações corretivas rapidamente, inclusive existem várias startups com soluções desse tipo. Segundo a IDC Internacional Data Corporation, espera-se que os investimentos em IoT para fins de sustentabilidade alcancem US$ 65,5 bilhões até 2025.


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) E RESPONSABILIDADE SOCIAL

A IA também pode ser aplicada para abordar questões sociais, como a desigualdade de renda e o acesso à educação. Por exemplo, algoritmos de aprendizado de máquina podem ser usados para identificar e priorizar projetos de desenvolvimento social com maior potencial de impacto. De acordo com a McKinsey & Company, a IA tem o potencial de gerar US$ 13 trilhões em valor econômico adicional até 2030, incluindo benefícios sociais e ambientais.

TECNOLOGIAS DE CAPTURA E ARMAZENAMENTO DE CARBONO

À medida que a pressão para reduzir as emissões de gases de efeito estufa aumenta, as tecnologias de captura e armazenamento de carbono (CCS) estão ganhando importância. Essas tecnologias permitem que as empresas capturem CO2 de suas emissões e o armazenem de forma segura, evitando que ele contribua para o aquecimento global. Segundo a International Energy Agency (IEA), a CCS Carbon Capture and Storage pode contribuir para a redução de até 14% das emissões globais de gases de efeito estufa até 2060.


ANÁLISE DE DADOS E PREVISÃO DE DEMANDA

A análise de dados e a aplicação de algoritmos de aprendizado de máquina podem ajudar as empresas a prever a demanda e otimizar a gestão de estoques, reduzindo a necessidade de transporte e armazenamento excessivos. Isso pode levar a uma redução nas emissões de gases de efeito estufa e a uma melhor utilização dos recursos.

COLABORAÇÃO E PARCERIAS PARA INOVAÇÃO ESG

Para acelerar a adoção de tecnologias e inovações sustentáveis, as empresas precisam trabalhar juntas e compartilhar conhecimentos. Parcerias entre empresas, governos, organizações não governamentais e instituições acadêmicas podem impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de novas soluções ESG, criando um ecossistema de inovação e colaboração extremamente relevante e eficaz. A Agenda 2030 das United Nations para o Desenvolvimento Sustentável destaca a importância da cooperação global para enfrentar os desafios ambientais e sociais.

CONCLUSÃO

A inovação e a tecnologia desempenham um papel cada vez mais importante na agenda ESG das empresas. Acompanhar as tendências em tecnologia e inovação e investir em pesquisa e desenvolvimento são ações essenciais para garantir o sucesso das empresas em um mundo cada vez mais consciente das questões ambientais, sociais e de governança. À medida que as empresas adotam novas tecnologias e colaboram com parceiros, espera-se que a agenda ESG continue a evoluir, trazendo benefícios tanto para as empresas quanto para a sociedade e o meio ambiente. Vamos agir e rápido!



14 visualizações0 comentário
bottom of page