top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarco Aurélio Chaves

VISÃO DE FUTURO PARA O MERCADO DE TECNOLOGIA: NOVAS TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS E SUA INFLUÊNCIA


Nos últimos 5 anos, o mercado experimentou uma série de mudanças ligadas a inovação bem disruptivas, com a introdução de novas tecnologias que mudaram a forma como as pessoas trabalham, se relacionam e se divertem. Aqui fica um alerta, é muito importante paramos e olharmos para o futuro e entender as tendências que serão dominantes nos próximos 5 anos, se de fato quisermos manter nossos negócios vivos e em crescimento.


TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS: REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA,

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E 5G


As novas tecnologias disruptiva estão moldando a forma como vemos e experimentamos o mundo, algumas delas são a Realidade Virtual e Aumentada (RVA), a Inteligência Artificial (IA) e a rede 5G.


A Realidade Virtual e Aumentada está alterando a forma como as pessoas se relacionam com o mundo virtual, permitindo que elas tenham uma experiência bem mais imersiva e envolvente, e o metaverso tem um papel fundamento nessas mudanças. Já as Inteligências Artificiais, por sua vez, estão permitindo que as empresas automatizem tarefas rotineiras e tomem decisões mais inteligentes orientada a dados, graças à capacidade de aprender e processar enormes quantidades de informações. Por último e não menos importante, a rede 5G, está tornando possível uma conectividade mais rápida com menor latência e bem mais confiável, e isso vai literalmente revolucionar a forma como as pessoas vão se comunicar e as empresas revolucionarem seus modelos de negócios e produtos.


DADOS DE MERCADO E PROJEÇÕES PARA O FUTURO


De acordo com a consultoria Gartner, a IA deverá ser a tecnologia mais impactante nos próximos 5 anos, com um crescimento estimado de 300% no investimento em IA, onde já podemos sentir na pele a exponencialidade que foi o uso da plataforma da OpenAI o famoso ChatGPT, que demorou apenas 5 dias para atingir a marca de 1 milhão de usuários. Além disso, a IDC prevê que gastos com Realidade Aumentada e Virtual somarão quase US$ 60 bi em 2026, enquanto a rede 5G deverá ser adotada por mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo até 2025.

Estas tendências de mercado são uma indicação clara de que as tecnologias disruptivas terão um impacto significativo no futuro do mercado de tecnologia. Empresas e indivíduos que se mantiverem atualizados e preparados para estas mudanças terão uma grande vantagem competitiva junto ao mercado e serão cada vez mais disputados.

O importante é sempre treinar essa visão de futuro, seja você um empreendedor, gestor de inovação ou CEO de alguma grande corporação. Tenham pessoas no time com esse mindset inovador e exponencial, a fim de inserir essas visões futurista de longo prazo o tão falado horizonte 3 de inovação, pois ajudará a tirar algumas e pessoas e áreas da empresa da zona de conforto e isso pode ser um grande game changer para todos.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page